Efeitos locais e globais do vulcanismo

«Todos os voos de ou para Heathrow (o maior no mundo em termos tráfico internacional) e Stansted (norte de Londres) vão ser suspensos a partir do meio-dia, mas os terminais ficarão abertos», indicou um porta-voz da BAA que detém as duas plataformas. Um porta-voz do aeroporto de Gatwick, no sul da capital britânica, indicou que a suspensão também abrangia aquele aeroporto. Vários aeroportos da Escócia também foram encerrados hoje devido às nuvens de cinza provenientes do vulcão.
Os aeroportos nas cidades escocesas de Aberdeen, Glasgow e Edimburgo foram encerrados e os voos da cidade de Birmingham, em Inglaterra, e de Belfast, na Irlanda do Norte, foram afetados. A BAA, operadora dos aeroportos britânicos, admitiu «grandes perturbações» no tráfego aéreo.
O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico explicou as restrições aos voos alegando que a «cinza vulcânica representa uma ameaça significativa à segurança dos aviões».
O espaço aéreo norueguês também está fechado devido às nuvens de cinza provocadas pela erupção vulcânica, na Islândia.
O espaço aéreo na Suécia também está a ser afetado, tendo sido já cancelados vários voos.
O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta feira uma segunda erupção em menos de um mês.
Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas do sul da Islândia.

Fonte : Lusa/ SOL

3 respostas a Efeitos locais e globais do vulcanismo

  1. Diana diz:

    olá! preciso de ajuda com uma duvida que eu tenho. É o seguinte: Normalmente as ilhas são formadas por ascensões de magma das plumas termicas, ou seja, vulcanismo intraplaca. Então como foi possivel a formação dos Açores, visto que eles se situam na dorsal medio-atlantica? Eu quero dizer, os Açores nao resultaram de plumas termicas, foram resultado dos vulcões da dorsal oceanica? Eu acho isto estranho =S

    Obrigada🙂

    • cefaria diz:

      Diana não é nada estranho, vi que deixaste um comentário igual num post antigo do meu blog, mas como não consigo encontrar o post respondo aqui.
      As ilhas vulcânicas formam-se geralmente em três enquadramentos:
      1. intraplaca – devido a plumas mantélicas com ascensão de magmas provenientes de zonas profundas do manto, conhecidos por pontos quentes, que são “fixos” em relação ao planeta pois não são arrastados no “tapete rolante” das placas tectónicas dando um alinhamento montes submarinos antigos e de ilhas onde a mais nova é a que se encontra sobre o ponto quente actualmente. O caso do Havai é o mais conhecido.
      2. Limites convergentes – normalmente devido ao afundamento de uma placa que está rica em água e materiais sedimentares com baixo ponto de fusão e que ao aquecerem provocam fusão parcial e dão origem aos arcos insulares, é o caso das pequenas caraíbas, das kurillas e várias ilhas da indonésia entre outras.
      3. Limites divergentes – onde a subida do magma associado ao rifte pode encontrar zonas com concentração de falhas que permitam a acumulação de magma e geração de câmaras magmáticas e estes locais dão origem a grandes vulcões centrais, é o caso da Islândia e dos Açores. Este arquipélago até está associado a 3 placas, portanto uma zona imensamente fracturada que permite vários tipos de vulcanismo e uma sismicidade muito intensa.
      Como curiosidade também existe uma teoria que associa aos Açores e à Islandia hotspots. Aos Açores estariam associados montes submarinos até quase à Terra Nova e na Islândia antigo vulcanismo na Gronelândia e a norte das ilhas britânicas

  2. cefaria diz:

    Por acaso fiz um pequeno texto sobre esta ocorrência, mas numa perspectiva diferente no Mente Livre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: