Vamos aprender com os erros?

Parte 1

Parte 2

Um dos aspectos para o qual fomos alertados pelos trágicos acontecimentos do passado dia 20 de Fevereiro 2010 na Madeira, foi a gravidade dos problemas existentes no ordenamento do seu território.

Alertados, os alunos nas aulas de Geologia 11º, a opinião pública pareceu-me ter ficado supreendida. As autoridades regionais conheciam perfeitamente a situação, os perigos decorrentes e estavam de posse de um conjunto de recomendações capazes de ajudar a minimizar os efeitos deste tipo de ocorrências.

Relatórios, depoimentos de especialistas, a história dos últimos 17 anos, mas ignorados ou arquivados por quem de direito.

“Talvez”, seja altura de aprendermos com os erros!

2 respostas a Vamos aprender com os erros?

  1. cefaria diz:

    é verdade que o problema fora denunciado, mas a Madeira (pelo que tenho ouvido e me apercebido) não é um bom exemplo de um território que possua espaços territoriais alternativos em abundância para retirar as pessoas dos locais de risco.
    Houve e é evidente erros, mas boas soluções para a Madeira são difíceis de encontrar (240 mil pessoas em menos de 800 km2 de terreno muito acidentado e cercado de mar é obra)

    • Concordo com a opinião anterior. Não podemos agora tirar as pessoas da Madeira. Talvez existam algumas obras de engenharia que permitam minimizar os riscos. A sustentabilidade da Madeira não passa por torná-la numa “Deserta”. Penso que no Continente há muita a ideia que é fácil “construir ao lado”, esquecendo que numa ilha ao lado…. é o mar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: