Terra Treme no Pacífico

Dois sismos com magnitude superior a 6 ocorreram este fim de semana no chamado Anel de Fogo.

No Japão o sismo não provocou danos significativos, no Chile segundo informações disponíveis ao momento deste post ocorreu colapso de edificios em Santiago do Chile e destruição nas linhas comunicações.

Um sismo de magnitude 7 na escala de Richter ocorreu este sábado ao largo do Japão, a 81 quilómetros da ilha de Okinawa e a cerca de 22 quilómetros de profundidade, segundo o centro de vigilância sismológica dos Estados Unidos.

 

 

 

Sismo no Chile – Forte terramoto atinge o Chile

Segundo os serviços USGS, o sismo terá provocado destruição ao longo da costa chilena. Foi lançado um alerta de Tsunami para a região.

Sismo ao largo da costa chilena com magnitude de 8,8 causa pelo menos seis mortos

 Pelo menos seis pessoas morreram depois do violento tremor de terra que ocorreu esta manhã no Oceano Pacífico ao largo da costa do Chile e que registou uma magnitude de 8,8 na escala de Richter, de acordo com a última actualização feita pelo USGS (U.S. Geological Survey). Foi lançado um alerta de tsunami para as costas do Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, Antárctida e Japão.

O mesmo serviço tinha anunciado em relatórios anteriores magnitudes de 8,3 e 8,5. O epicentro do abalo, registado às 03h34 locais (06h34 em Lisboa) e a uma profundidade de 35 quilómetros, localizou-se a 115 quilómetros a norte da cidade chilena de Conceição e a 325 quilómetros a sudoeste da capital, Santiago, refere o USGS.
O primeiro balanço foi dado pela Presidente Michelle Bachelet. A chefe de Estado teme que para além dos seis mortos já contabilizados o número de vítimas mortais possa vir a subir.
As linhas de telefone e energia eléctrica sofreram perturbações o que torna as comunicações mais difíceis para avaliar a proporção dos danos provocados pelo sismo.

Os canais de televisão locais avançam que houve danos no centro histórico de Santiago, a capital localizada a cerca de 325 quilómetros do epicentro. Muitas pessoas saíram para as ruas com medo dos efeitos do abalo. Algumas zonas da cidade ficaram totalmente às escuras.
Um sismo de magnitude superior a 8 na escala de Richter – que foi seguido de uma réplica de 6,2 – pode causar “enorme destruição”, de acordo com o USGS. O abalo que destruiu a capital do Haiti, Port-au-Prince, a 12 de Janeiro, registou 7 na mesma escala.

O The Pacific Tsunami Warning Center gerou um alerta de tsunami que pode ter sido destrutivo ao longo da costa mais próxima do epicentro e que pode também ter atingido outras costas mais distantes.

Fonte: http://publico.pt/Sociedade/sismo-ao-largo-da-costa-chilena-com-magnitude-de-88-causa-pelo-menos-16-mortos_1424693

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: