Maremotos e Tsunamis

Definição retirada de um manual escolar que utilizo nas aulas (nos outros também vem assim) – Se o epicentro se localizar na crosta oceânica poderá ocorrer a formação de ondas gigantes denominadas maremotos, rás de maré ou tsunami.  Maremoto – Onda gigante provocada por um sismo.

Esmiuçando este conceitos, os alunos e os docentes ficam confusos.

Um Maremoto é um sismo em região coberta por um oceano. É ocasionado pelo deslocamento das placas tectónicas. Os grandes maremotos produzem ondas gigantescas chamadas tsunamis que se deslocam por quilómetros a alta velocidade. Às vezes essas ondas atingem ilhas e costas dos continentes, provocando destruição material e mortes nos locais habitados.

Um tsunami (do japonês 津波 significando literalmente onda de porto) é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com “maremoto” — contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de facto originar um(a) tsunami.

E agora como resolver a questão?

3 respostas a Maremotos e Tsunamis

  1. cefaria diz:

    Já agora, pode haver tsunamis sem serem provocados por sismos, mas por derrocadas costeiras ou submarinas e volta-se ao problema estas ondas poderão ser chamadas de maremotos? Julgo sim, pois houve um movimento de água semelhante ao do sismo.

  2. cefaria diz:

    Não sou de geofísica e não passei do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos, por isso posso não estar completamente certo, mas sempre ouvi o tsunami (onda de porto, local onde eram os efeitos catastróficos) como a palavra japonesa para maremoto, os ingleses utilizam apenas tsunami e nunca vi o equivalente a maremoto em inglês.
    Podemos ter sismos no mar que provocam (ou não) maremotos no mar (ondas com caracteríscas de terem um c.d.o muito grande relativamente às outras) e (ou não)terramotos em terra.

  3. Isabel diz:

    Claro! Maremoto (= mar + movimento) é um sismo numa zona coberta pelo mar, assim como terramoto (terra + movimento) é um sismo que ocorre em terra.
    Já tive uma discussão em que a outra pessoa dizia que o maremoto também se produz na terra, uma vez que também ocorre na crosta e que, portanto, maremoto é o mesmo que tsunami. Haja pachorra…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: