Sismo de 6.0 graus de magnitude

Sismo de 6.0 graus de magnitude sentido em todo o país
Um abalo sísmico com magnitude estimada em 6.0 graus Richter pelo Instituto de Meteorologia foi sentido pelas 1h37 em todo o país, sem causar vítimas ou danos. O sismo teve epicentro no mar, a 134 km de Lagos, e também abalou Espanha e Marrocos.
Dados da USGS (United States Geologic Survey)

Segundo o site do EMSC, que agrega informação de observatórios europeus e da bacia mediterrânica, o abalo de 5.7 graus Richter teve epicentro a 134 quilómetros de Lagos e a 248 quilómetros de Setúbal, a uma profundidade de 10 quilómetros. O IM português atribui-lhe uma magnitude de 6.0 graus.

«O Instituto de Meteorologia informa que no dia 17 pelas 1h37 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 6.0 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente», avança o observatório nacional, em comunicado.

Enquadramento Tectónico da região onde ocorreu o sismo

Mapa do Epicentro

Pelo menos quatro réplicas com magnitude inferior a 3.0 graus Richter foram sentidas nas duas horas que se seguiram ao primeiro sismo. A magnitude dos abalos está sujeita a constante revisão.

O sismo das 1h37 foi sentido em todo o território português durante cerca de 5 a 8 segundos, com especial intensidade no Algarve e em Lisboa, sem causar danos ou vítimas.

Leitores do SOL afirmam ter sentido o abalo em áreas mais afastadas do epicentro, como em Viana do Castelo, Covilhã, Porto e Fafe. Do Algarve, chegam relatos de quedas de objectos.

Em Espanha, e segundo o El País, o sismo foi notado na Andaluzia, na Extremadura e em Madrid. Também foi sentido em Marrocos, sobretudo em Casablanca.

Em Portugal, não existe até ao momento qualquer registo de vítimas ou danos materiais causados pelo fenómeno. A Autoridade Nacional de Protecção Civil está a acompanhar a situação.

Dados do USGS : http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/us2009qhac.php

 

 

Sentiu o sismo desta madrugada?

Fonte : Jornal SOL e USGS

5 respostas a Sismo de 6.0 graus de magnitude

  1. Ricardo diz:

    Eu moro num prédio de 7 andares no 2º andar, no Algarve Quarteira, acordei com tudo a tremer imenso, coloquei a mao na parede junto á cama e ela oscilava bastante, foi a 1ª vez que senti um sismo tão forte.

  2. Isabel Sousa diz:

    Boa noite,

    eu aqui no Pinhal Novo, Palmela, senti muito bem parecia que estava no mar a cama parecia que estava sobre as ondas do mar, foi a primeira vez que senti um sismo….

  3. Eu na Maia também não dei por nada. Aliás ando tão absorvido com as avaliações dos alunos que soube do sismo a partir de um telefonema de França!!! lol….

  4. Isabel diz:

    Régua – Não senti nada, mas ontem á noite estava tão cansada que “apaguei” de todo quando me deitei.
    Achei estranho ter a porta do quarto aberta, de manhã. Além disso, só caiu um livro e um “bibelot” da prateleira mais alta da sala.
    Tenho pena de não ter acordado…

  5. maria cruz correia diz:

    Sentimos o sismo A casa abanou toda, as escadas em caracol tremram fazendo enorme barulho….felizmente nada s epartir nem ninguém s emagoou. Lisboa, bairro da Madres de Deus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: