Formação de crosta continental em plumas térmicas

Umas férias diferentes, rumo ao “santuário” da geologia, a Islândia. Foi este o destino de uma minha  colega e amiga. Que inveja saudável! Riólitos na Islândia? Mas então não temos crosta basáltica oceânica? A fusão parcial e as “mal amadas” séries de Bowen explicam toda a génese. 

Em Landmannalaugap afloram riólitos multicolores.

Landmannalaugap – Islândia

Uma explicação de como aparecem riólitos em crostas oceânicas.

Para aumenta a imagem, clique aqui.

A Islândia encontra-se localizada sobre uma pluma térmica na crista média-atlântica. Pequenos corpos félsicos terão sido formados em zonas profundas da crosta onde o material basáltico é fundido. Em resultado da fusão os magmas félsicos (riolíticos) ascendem à superfície. Alguns dos magmas  riolíticos podem ter resultado do afundamento dos blocos crustais basálticos, com consequente fusão parcial das lavas basálticas.

Nota : Pode ocorrer formação de “crosta continental” nas plumas térmicas. Durante a formação do nosso planeta durante a diferenciação e desgasificação, a crosta inicial poderia ser de natureza basáltica, à medida que ocorrerem processos de fusão parcial foram-se formando pequenas “jangadas” de “crosta continental”. Os “magmas ácidos” foram segregados a partir de rochas basálticas. Na Islândia a minha amiga Manuela assistiu ao processo de formação da crosta na Terra inicial. Foi assim que terão sido formados os protocontinentes. Bravo, podemos ver o que sucedeu no Proterozóico (ui… quantos milhões de anos estamos a falar??) na Islândia, nos dias de hoje é claro. Princípio das causas actuais.  Ai que inveja!

3 respostas a Formação de crosta continental em plumas térmicas

  1. lucas diz:

    o que é crosta continental?

  2. Roberta diz:

    Olá amigos do Blacksmoke. Gostei muito do conteúdo das informações ‘postadas’. Sou estudante do mestrado em Geofísica e gostaria de participar enviando informações também. Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: