Erupção surtsiana em Tonga no Pacífico Sul

A iniciar os conteúdos de  vulcanismo no sétimo ano de escolaridade e  um vulcão entra em erupção. Melhor não era possível. E uma erupção especial!

Depois de ter referido Surtsey no oitavo ano e Sucessões Ecológicas,  no décimo ano quando referi a actividade vulcânica  dos Capelinhos agora uma erupção muito semelhante.

Vulcão submarino em erupção no pequeno arquipélago de Tonga, no Pacífico Sul.

Localização de Tonga

A erupção aconteceu na terça-feira, 17 de Março 2009, a 10 quilómetros a sudoeste da ilha principal de Tongatapu, de onde eram visíveis as colunas de cinza e vapor. As primeiras imagens podem ver visualizadas neste link. Antes da erupção, um forte tsunami sacudiu na sexta-feira passada o mar entre os atóis de Hunga Tonga e Hunga Há´apai. A região conhecida como bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, tem dezenas de vulcões submarinos activos.

Trata-se de  vulcanismo submarino, erupção do tipo surtsiano, muito semelhante ao que ocorreu nos Capelinhos. 
É possível observar características típicas da actividade surtsiana tais como, os jactos negros em forma de flechas semelhantes a ciprestes (forma cipressóide, ver foto em baixo) que se projectam rapidamente no ar, grandes rolos de nuvens brancas envolvendo os jactos de cinza são essencialmente constituídos por vapor, formados devido à grande quantidade de água que aquece em torno da chaminé por acção do calor libertado pelo magma do vulcão.
Um post interessante de ler – link

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: